Polarização política traz mais benefícios ou malefícios para o país?

By | August 13, 2021

Primeiramente é necessário entender o que é polarização, e na política essa polarização consiste na divisão da sociedade em dois polos a respeito de um determinado tema. Atualmente a polarização política vem sendo a disputa entre dois grupos que não batem entre si, suas convicções não possuem semelhanças e também não estão dispostos ao diálogo para chegar a um meio termo.

A polarização teve início a muito tempo atrás quando foram criados os termos esquerda e direita, que dividem atualmente a política nacional. Os partidos de direita são característicos por seguirem ideais tradicionais, conservadores e lutarem por direitos individuais enquanto os partidos de esquerda são mais revolucionários pensando no coletivo e nos direitos das classes menos favorecidas.

Para entender um pouco sobre a real consequência da polarização política e sobre ser algo benéfico ou maléfico é necessário analisar como essa polarização afeta a sociedade e todos os seus indivíduos. Em caso da análise individual é necessário entender que uma opinião formada sobre determinado assunto é forte e, em alguns casos, importa mais do que os fatos relacionados a ela, ou seja, as pessoas tendem a dar mais valor a fatos e informações que reforçam o que elas acreditam, não sendo facilmente corrompida por uma polarização.

Política Brasileira

A política brasileira é muito marcada por dois lados, partidos de esquerda e de direita que em quase todas as eleições o resultado fica fechado neles. Devido à esse resultado recorrente uma boa parte da população passou a questionar isso e querer fazer algo para mudar a situação, mas é algo extremamente difícil.

As eleições 2022 prometem muita coisa, não somente aos cargos que serão disputados, como governador, presidente, senador e outros, mas também pelos candidatos que estão previstos para essa eleição.

Os pré-candidatos à presidência do Brasil são Jair Bolsonaro, Fernando Haddad, Rui Costa, João Doria, Eduardo Leite, Ciro Gomes, Guilherme Boulos, Luciano Huck, Luiz Henrique Mandetta e Lula. Essa disputa promete ser bastante acirrada e irá ter grandes efeitos já que uma boa parte da população espera um resultado diferente da última eleição.

Os partidos dos diferentes estados do Brasil também começam a lançar seus pré-candidatos a disputa que irá acontecer, como é o caso dos candidatos a governador de São Paulo. Entre os nomes mais falados sobre futuros candidatos ao cargo de governador do estado de São Paulo estão: Paulo Skaf, Luiz Marinho e Marcio França.

Diante disso é de extrema importância que todos os brasileiros fiquem atentos a qualquer informação dada sobre as eleições de 2022 e façam assim seu papel de cidadão e compareçam no dia para assim escolherem os candidatos que melhor defendem seus interesses.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *