Tenho 16 anos e quero ter independência financeira, o que fazer?

By | June 30, 2020

É comum que os jovens queiram ter uma fonte de renda desde cedo, mas muitos não sabem quais os processos necessários para chegar a isso. Se você faz parte deste público, temos algumas informações importantes para você! Confira a seguir:

Ter independência financeira é o sonho de muitos jovens, mas com o mercado de trabalho em baixa tem sido cada vez mais difícil alcançar essa proeza. Mas vale salientar que, apesar das dificuldades, isto não é exatamente impossível de acontecer.

Se você tem 16 anos, separamos algumas possibilidades bem interessantes para você começar a sua fonte de renda e vale a pena estudar cada uma delas.

Jovem Aprendiz

Você já ouviu falar do Jovem Aprendiz 2021? Esta é uma categoria de serviço oficial, mas diferenciada. Isto porque é um modelo totalmente pensado para jovens entre 14 e 24 anos.

No Jovem Aprendiz, os estudantes começam a atuar em grandes empresas, recebendo uma remuneração equivalente, assim como conhecimento teórico para que se qualifique.

O contrato de serviço deste funcionário é diferenciado, pois foi elaborado de forma que não interferisse na vida escolar ou acadêmica do empregado.

A carga horária deve ser de, no máximo, 6 horas e isto, sem interferir ou atrapalhar nos estudos do Jovem Aprendiz. Uma outra situação pensada para esse estudante, são as férias que devem ser sincronizadas com as férias escolares.

Grandes empresas precisam disponibilizar um percentual de vagas para este público e por isso, você pode começar a sua carreira através de grandes marcas. Confira abaixo alguns exemplos de empresas que possuem vagas de Jovem Aprendiz:

  • Riachuelo;
  • Lojas Americanas;
  • Correios;
  • Banco do Brasil;
  • Bradesco.

Aprendiz Senac

O Senac é uma das maiores escolas técnicas do país e também é conhecido por oferecer grandes oportunidades no mercado de trabalho.

Começar um curso no Senac é uma ótima opção para alcançar a sua independência financeira, pois a instituição possui um índice empregatício positivo para seus alunos.

Além disso, o Senac oferece o programa Aprendiz Senac, no qual os estudantes que já estão aptos para a parte prática do trabalho começam a atuar em alguns períodos recebendo uma bolsa de estudos.

Ou seja, o estudante que está dentro de um curso técnico para que tenha mais oportunidades no mercado de trabalho, pode ter experiência profissional e ainda garantir uma remuneração.

Vale mencionar que o Senac disponibiliza anualmente bolsas de estudo integrais que podem ser alcançadas através da própria instituição de ensino ou de programas exteriores.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *