3 formas de diminuir a desigualdade no Brasil

By | February 5, 2021

No Brasil a desigualdade é muito presente e atinge diretamente o país atrapalhando no crescimento econômico e social. Diariamente são divulgados nos noticiários casos que exemplificam bem a tamanha desigualdade que esta extremamente presente no Brasil e que atinge a população fazendo com que fique cada vez mais difícil melhorarem sua qualidade de vida.

Educação, saúde e saneamento básico são alguns dos principais pontos que mostram a extrema diferença entre ricos e pobres e a como tem acesso a direitos básicos. Junto a esses pontos ainda se juntam laser, cultura e trabalho, onde a população que possui uma renda baixa encontra uma enorme dificuldade nos três. Não conseguem um trabalho bem remunerado que possibilite o sustento e ainda sobre para o laser e consecutivamente não consegue promover o acesso à cultura.

Com o objetivo de ao menos diminuir um pouco essa desigualdade que é tão viva no Brasil o Governo Federal promove algumas políticas públicas e programas sociais que auxiliam a população mais carente a terem mais oportunidades e possibilitam que eles tenham acesso a direitos fundamentais a todo cidadão brasileiro.

Existem muitas formas de diminuir essa desigualdade presente no país, mas algumas são fundamentais e extremamente necessárias, o investimento e o foco nelas é capaz de mudar o mundo.

Educação

A educação sem dúvida é um dos direitos básicos mais fundamentais na vida de qualquer pessoa, com ela as pessoas podem ganhar o mundo. Entender problemas históricos e estruturais e como a educação é capaz de acabar com eles faz com que a sociedade transforme completamente seu jeito de pensar e comece a questionar muita coisa que está errada dentro da sociedade.

Como uma forma de diminuir essa desigualdade em relação a educação de pessoas mais ricas com as que possuem uma renda inferior o governo federal oferece programas que incentivam e possibilitam o ingresso de muitos jovens ao ensino superior que antes era algo completamente distante de sua realidade. A nova edição do ProUni em 2021 viabiliza que muitos jovens consigam bolsas de estudo de 50 a 100% em instituições reconhecidas pelo MEC.

A educação é a principal forma de se conseguir uma mobilidade social e para um jovem de família pobre conseguir isso é necessário muita dedicação e esforço, pois infelizmente no Brasil a desigualdade impossibilita isso fortemente. O maior objetivo dos projetos sociais é diminuir essa disparidade entre ricos e pobres no quesito educação.

Saúde

A saúde é um direito fundamental a todos os cidadãos. O Brasil é um dos poucos países que disponibilizam esse direito de forma gratuita e isso já é um grande avanço, mas grandes problemas e desafios são enfrentados pela população mais carente. Longas filas, hospitais superlotados, falta de medicamentos e aparelhos são reclamações diárias que circulam nos postos de saúde e nos hospitais do Brasil a fora, fazendo com que incontáveis pessoas morram em filas de hospitais esperando um atendimento. Mesmo alguns hospitais públicos brasileiros serem considerados de referência em muita coisa ainda necessita de muita mudança e melhorias para oferecer sempre o melhor a população que só tem essa opção a recorrer.

Saneamento básico

O saneamento é algo extremamente básico e está diretamente ligado a qualidade de vida da população e muito influencia na saúde de uma sociedade. Bairros sem saneamento concentram um maior número de doenças e interferem na qualidade dos moradores que todos os dias devem adotar algumas medidas para garantir a saúde de suas famílias.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *