5 dicas para cuidar das finanças da família durante a crise no Brasil

By | December 7, 2020

Cuidar das finanças nunca foi um assunto fácil, educação financeira não faz parte do planejamento educacional no Brasil e devido a isso muitos brasileiros se pegam em situações economicamente difíceis com inúmeras dívidas e até o nome sujo no mercado. Devido à crise econômica que o país passa muitas pessoas se pegam passando dificuldades, principalmente nesse final de ano, e acabam ficando sem seus empregos, tendo que contar apenas com o seguro desemprego em 2021.

O novo valor do seguro desemprego vem para ajudar os trabalhadores a se manterem durante o período difícil que muitos passam com a demissão e a busca por um novo emprego. Pensando em todos os desafios enfrentados durante uma crise, pelas pessoas empregadas ou não, preparamos dicas essenciais para passar por esse momento da melhor forma possível.

1 – Planejamento: tenha noção do quanto você ganha e dos destinos que esse dinheiro terá. Pense no seu orçamento e coloque todas as contas no papel para ter todos os destinos bem detalhados e ter noção onde podem ocorrer ajustes.

2 – Prioridades: veja quais são suas prioridades, quais as contas fixas que não podem ser deixadas de lado de jeito nenhum. Aluguel, conta de luz, água e internet são alguns exemplos que devem ser passados a frente de todos os outros pois são prioridades. Por serem contas fixas as mudanças são quase que mínimas e o controle desses pagamentos é mais fácil de ser feito.

3 – Reserva para imprevistos: imprevistos sempre acontecem e alguns são ate previstos por muitos. Pequenos detalhes podem surgir e estar preparado para eles é essencial para as finanças. A utilização de um remédio, uma pequena obra ou conserto são exemplos de situações que surgem de surpresa e pedem um investimento que não é previsto, fazendo ser importante e necessário uma reserva apropriada para situações assim.

4 – Cartão de credito: é necessário se pensar que cartões sempre tem que ser pagos, uma hora ou outra, passar todas as compras no cartão pode ser capaz de formar uma bola de neve e um grande prejuízo nas finanças, trazendo surpresas desagradáveis no final do mês. Dê preferência em passar tudo avista e evitar dívidas desnecessárias.

5 – Poupe dinheiro: viver apenas para o pagamento de dividas não é nem saudável e nem recomendado, então separe sempre uma parte do seu dinheiro para um investimento futuro, uma viagem que você quer muito, uma roupa ou sapato que viu em uma loja ou ate mesmo um passeio diferente para se divertir, momentos assim são essenciais e muito importantes para todos.

Assim, todo o cuidado financeiro deve começar pelo planejamento das pessoas. Imprevistos podem atrapalhar muito esse planejamento, mas se já estiverem preparados para eles não haverá nenhuma surpresa desagradável e nenhum buraco no planejamento do final do mês.

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *