É possível pagar impostos por meio do PIX?

By | October 20, 2020

Recentemente, o Banco Central desenvolveu um sistema de pagamento instantâneo chamado PIX, que está previsto para estrear em novembro. Esta nova forma de fazer transferências e pagamentos, funciona todos os dias do ano. As transações podem ser realizadas de forma rápida e segura, caindo na conta do destinatário em apenas 10 segundos. 

De forma simples e clara, trata-se de um novo meio de pagamentos com o intuito de baratear o custo das operações de pagamentos e transferências. 

Atualmente, as transferências entre contas bancárias de diferentes instituição são feitas através de TEDs e DoCs. Os pagamentos de contas são feitos por meio de boletos ou transações físicas, assim como também por meio de cartões ou com dinheiro vivo. 

Com a chegada do PIX, esses pagamentos deixarão de ser as únicas opções do mercado. Isso porque o PIX passa ser uma outra alterativa, mais rápida e segura para realizar transações entre contas e pagamentos. E o melhor, de forma barata. Segundo fontes seguras, as instituições financeiras que oferecem o Pix, o custo total é de R$ 0,01 a cada 10 transações realizadas. 

Afinal, é possível realizar o pagamento de impostos pelo Pix?

Como essa forma de pagamento é nova, muitas pessoas ainda têm muitas dúvidas sobre, sendo uma delas a possibilidade do pagamento de impostos. 

Mas afinal, é possível fazer o pagamento de impostos pelo Pix? A resposta é sim! Essa nova modalidade permite transferências de qualquer valor entre pessoas e/ou empresas, além de pagamentos em estabelecimentos físicos ou virtuais, assim como também o pagamento de impostos ao governo federal, como por exemplo o IPVA ou o pagamento do DVPAT em 2021

Por sinal, é de suma importância que você saiba como dar entrada no seguro DPVAT!

Como realizar o pagamento de impostos pelo Pix?

O Pix veio para facilitar a vida daqueles que estão diariamente realizando transações, como por exemplo, pagamento de contas ou envio de dinheiro. 

Essa opção de pagamento estará disponível no aplicativo do seu banco ou cartão. No momento em que você estiver realizando a transação, o Pix vai aparecer no app como uma das opções para concluir a operação, ao lado da TEC ou DOC, por exemplo. 

Para finalizar o procedimento e realizar o pagamento do imposto em questão, basta apenas escolher o Pix. 

Lembrando que, antes de tudo será necessário informar os números da guia de pagamento ou escanea-los via QR Code.

Vale salientar que, as empresas poderão oferecer o Pix como forma de pagamento aos seus clientes por meio de um QR Code. Na hora de pagar, basta apenas escolher essa opção no aplicativo e capturar a imagem do QR Code. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *